domingo, 18 de dezembro de 2011

RECEITAS DE NATAL

Salada Natalina

Calorias por porção: 250 
Rendimento: 12 porções

Ingredientes
Para a salada
● 2 xíc. (chá) de cenoura em cubos
● 2 xíc. (chá) de salsão em cubinhos
● 4 col. (sopa) de maçã seca e picada
● ½ xíc. (chá) de melão tipo cantaloupe em cubos
● 1 filé de salmão (150 g) cozido e desfiado
Para o molho
● 1 col. (sopa) de azeite
● suco de ½ limão
● 1 col. (sopa) de endro-dill picado
● 1 iogurte natural desnatado sem soro
● 2 col. (sopa) de maionese light
● 2 col. (sopa) de leite desnatado
● sal a gosto

Para decorar
● ½ xíc. (chá) de melão em bolinhas
● ½ pimentão cortado em tirinhas finas
● 5 folhinhas de endro-dill

Modo de fazer
Prepare a salada 
1. Junte os ingredientes.
Prepare o molho 
1. Misture tudo com ajuda de um batedor. Acrescente metade do creme à salada. 
2. Arrume em prato e cubra com o restante do molho.
Finalize 
1. Decore com melão, pimentão e o endro-dill. Sirva.

Peru ao Molho de Manga

Calorias por porção: 250
Rendimento: 15 porções

Ingredientes
● 1 peru magro (3 kg)
● Sal e manjericão a gosto
● 1 dente de alho esmagado
● 1 col. (sopa) de azeite
● 2 col. (sopa) de cebola ralada
Para o molho
● Suco de 2 laranjas
●1/3 de xíc. (chá) de vinagre
●1 xíc. (chá) de água
●1 lata de guaraná diet
●1 manga sem casca
Para a guarnição 1
● 6 cebolas em gomos
● 1 col. (sopa) de margarina light
● 1 xíc. (chá) de leite desnatado
● 1 col. (sopa) de adoçante culinário
● 2 col. (sopa) de mostarda
● 1 col. (sopa) de farinha de trigo
● Sal a gosto
Para a guarnição 2
● 6 cenouras em rodelas
● 2 xíc. (chá) de água
● 2 col. (sopa) de adoçante culinário
● 1 col. (sopa) de uva passa

Modo de fazer 
1. Tempere o peru com manjericão, alho esmagado, sal, azeite e cebola. Asse envolto em papel-alumínio.
Prepare o molho
1. Bata os ingredientes do molho de manga no liquidificador. Regue o peru com ele até dourar.
Prepare as guarnições 
1. Frite a cebola com a margarina e o sal e refogue. 
2. Junte o leite, a mostarda, o adoçante, a farinha de trigo e deixe engrossar. Reserve. 
3. Cozinhe a cenoura em água com o adoçante. Escorra e junte à passa.
4. Decore o peru com as guarnições. Sirva quente.



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Combata a celulite!

Estima-se que a celulite atinja cerca de 90% da população feminina, afetando todas as mulheres em geral, independentemente de idade ou peso.

Os principais causadores da celulite são a predisposição genética, fatores hormonais, o sedentarismo, dieta desequilibrada, abuso de álcool e o fumo além do stress.
Infelizmente não existe fórmula mágica para combater a celulite. A combinação de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos é o mais eficaz no tratamento.
Para diminuir a aparência de casca de laranja da pele, diminuir a celulite siga esses 10 passos:
1.Diminua a quantidade de toxina no seu corpo. A melhor forma de eliminar essas toxinas é garantir uma boa hidratação. O consumo de líquidos, principalmente a água, ajuda a eliminar as toxinas e tratar a celulite. Devemos ingerir ao menos 2 litros de água ao dia. Sucos de frutas orgânicas, infusão de ervas e água de coco também podem ser alternativas interessantes.
2. Reduza o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Diminua o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Troque o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição. Prefira usar nos alimentos os temperos naturais como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que além de sabor tem também antioxidantes.
3. Trate da saúde do intestino. A disbiose intestinal, quadro de comum atualmente, devido ao uso indiscriminado de antibióticos, antinflamatórios, anticoncepcionais, exposição a alimentos alergenicos, stress entre outros, aumenta a celulite.
A disbiose aumenta a absorção de moléculas grandes pelo intestino, estas moléculas se ligam a células do sistema imunológico aumentando de tamanho e peso. Estas moléculas grandes podem prejudicar a circulação causando edemas e piorando a celulite. Para tratamento da disbiose os primeiros passos são excluir da alimentação os alimentos alergenicos e o uso de suplementos de probióticos, bactérias boas que fortalecem a microbiota intestinal. Entre os alimentos de maior potencial alergenico estão o trigo (glúten) e o leite.
A constipação intestinal também faz com que haja acumulo de toxinas no corpo. Cuide do bom funcionamento do intestino aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras como os cereais integrais; arroz integral, farelo de aveia, sementes de linhaça; frutas e verduras principalmente as orgânicas.
4. Aumente o consumo de frutas e legumes com bastante água. Eles ajudam na hidratação e desintoxicação do organismo: o abacaxi, melancia, frutas cítricas, pepino e salsinha. Prepare um suco com esses ingredientes!
5. Inclua na dieta alimentos fontes de silício, mineral envolvido na produção de colágeno. A aveia e a água mineral são boas fontes do mineral. Use a aveia em flocos em saladas de frutas.
6. Inclua no cardápio uva escura, o azeite de oliva extravirgem e o cacau que são fontes de antioxidantes que melhoram a circulação, diminuindo as celulites e melhorando assim a aparência e textura da pele. O cacau pode ser salpicado em frutas assadas. O azeite de oliva pode ser usado em saladas ou ainda substituir a manteiga.
7. Coma também castanha do Brasil, ótima fonte de selênio; tomate, cenoura e vegetais verdes escuros, fontes de vitamina A; frutas cítricas, morango, goiaba e caju, fontes de vitamina C. As frutas vermelhas como a amora, framboesa, mirtilo, blueberry são boas fontes de antocianinas de potente ação antioxidante. Esses alimentos são fontes de antioxidantes que diminuem a ação dos radicais livres, o que melhora a aparência de pele.
8. Não fique sem omega 3. Encontrado nas sementes e óleo de linhaça e também no óleo de peixe ele tem papel importante na saúde e aparência da pele. Outros óleos como o de semente de abóbora e o de macadâmia são fontes de antioxidantes importantes no tratamento da celulite, rugas e manchas de pele.
9. Os alimentos fontes de vitamina C, como frutas cítricas, morango, goiaba, caju, acerola estimulam a produção de colágeno, uma proteína que melhora a elasticidade e firmeza da pele.
10. Diminua o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, pois provocam constrição de pequenos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação e favorecendo o inchaço que piora a celulite.
Para que os cremes de tratamento tenham melhor penetração na pele e efeito a pele deve ser preparada para recebê-los. Use bucha vegetal no banho e faça uma esfoliação uma vez por semana. Misture farelo de aveia ao azeite de oliva e aplique na pele em movimentos suaves e circulares. Essa esfoliação ajudará a remover as células mortas e melhorará a absorção dos cremes de tratamento.
A drenagem linfática e a caminhada também são importantes aliados no tratamento da celulite.
Com bons hábitos alimentares a atividade física será mais fácil acabar com a celulite e desfilar com mais saúde no verão!


Fonte: Blog Mundo Verde

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Salada de folhas verdes com ricota e cenoura

Ingredientes


1 xícara (chá) de alface, de preferência orgânica
1 xícara (chá) de alface roxa, de preferência orgânica
½ xícara (chá) de rúcula, de preferência orgânica
½ xícara (chá) de ricota cortada em cubos
½ xícara (chá) de cenoura ralada, de preferência orgânica
2 colheres (sopa) de geléia de laranja sem adição de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão, de preferência orgânico
1 colher (sopa) de óleo de coco extravirgem
pimenta caiena a gosto
sal marinho a gosto

Preparo
Em uma tigela bater a geléia de laranja, o suco de limão, o óleo de coco, a pimenta e o sal, até obter uma mistura líquida e homogênea. Reservar. Em um recipiente grande misturar as alfaces, a rúcula, a ricota e a cenoura. Misturar o molho e servir.

O óleo de coco apresenta ação termogênica, auxilia na promoção da sensação de saciedade, na redução do IMC e da circunferência da cintura, sendo um excelente coadjuvante na perda de peso.
A pimenta é fonte de capsaicina, apresenta ação termogênica auxiliando no processo de emagrecimento.

Rendimento: 05 porções
Valor calórico por porção: 56 calorias

Fonte: Blog Mundo Verde

domingo, 13 de novembro de 2011

Mais uma opçao para jantar!!!

Hambúrguer de Quinoa


Ingredientes: ½ xícara de quinoa em grãos; ½ cenoura ralada;1 abobrinha verde ralada (só a casca); ½ xícara de brócolis; 1 cebola picada; 1 colher de amido de arroz ou milho; 1 colher de óleo de coco e pimenta do reino moída na hora

Modo de fazer:
Cozinhe a quinoa em dois copos de água e sal. Reserve. Doure bem a cebola no óleo de coco e coloque todos os legumes. Mexa deixando-os al dente. Coloque a quinoa já cozida, acrescente o amido (se necessário, um pouco de água) mexendo sempre até criar liga, acrescente a pimenta.
Espere esfriar e faça hambúrgueres do tamanho de um pires de xícara de café.Grelhe em uma frigideira untada de óleo. Sirva com molho de tomate caseiro.

domingo, 6 de novembro de 2011

Hamburguer especial de palmito

Ingredientes 

• 1 1/2 xícara (chá) de palmito picado
 
• 2 pimentões vermelhos picados
 
• 1 colher (sopa) de salsa fresca picada
 
• 2 colheres (sopa) de cebola picada
 
• 1 colher (sopa) de mostarda
 
• 1 colher (chá) de alho picado
 
• 2 colheres (sopa) farinha de rosca
 
• 1 ovo
 
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
 

Modo de fazer 

Em uma tigela, misture bem todos os Ingredientes até formar uma massa homogênea. Divida em quatro partes, molde os hambúrgueres e leve à geladeira por 30 minutos. Asse em forno médio pré aquecido até dourar. Sirva com salada de folhas verdes e tomate-cereja (ou com outra salada de sua preferência).
 

Rende: 4 porções 
Calorias por porção: 97

sábado, 29 de outubro de 2011

Fibras

Grandes aliadas na perda de peso, as fibras aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que a gente coma menos, melhoram o funcionamento do intestino e ainda ajudam a reduzir a gordura localizada na região do abdômen. Estudos recentes mostram que quanto maior for o consumo dessa substância, menos gordura vai se acumular entre os órgãos da região abdominal, dando fim à barriga de chope. E tem mais: ingerir 10 gramas de fibras por dia durante um ano pode desinchar os pneus em quase um centímetro. Com tantas vantagens, nada melhor do que incluí-las de vez no seu dia a dia.

TEOR DE FIBRAS DOS ALIMENTOS (para cada 100 gramas do alimento)


CEREAIS E DERIVADOS g
Arroz integral cozido ............................................................ 2,7
Arroz tipo 1 cozido ............................................................... 1,6
Aveia em flocos crua ........................................................... 9,1
Biscoito doce tipo maisena .................................................. 2,1
Biscoito salgado tipo cream cracker .................................... 2,5
Cereal matinal de milho ....................................................... 4,1
Farinha de rosca ................................................................. 4,8
Farinha de trigo ................................................................... 2,3
Macarrão cru ....................................................................... 2,9
Pão de forma (aveia) ........................................................... 6
Pão de forma (glúten) .......................................................... 2,5
Pão de forma (milho) ........................................................... 4,3
Pão de forma integral (trigo) ................................................ 6,9
Pão francês ......................................................................... 2,3

VERDURAS, HORTALIÇAS E DERIVADOS g
Abobrinha italiana crua ........................................................ 1,4
Agrião cru ............................................................................ 2,1
Alface americana crua ......................................................... 1,7
Alface crespa crua ............................................................... 1,7
Alface lisa crua .................................................................... 2,4
Alho cru ............................................................................... 4,3
Almeirão refogado ............................................................... 3,4
Batata-doce cozida .............................................................. 2,2
Batata-inglesa cozida .......................................................... 1,3
Batata-inglesa frita .............................................................. 8,1
Berinjela cozida ................................................................... 2,5
Beterraba cozida ................................................................. 1,9
Brócolis cozido .................................................................... 3,4
Brócolis cru .......................................................................... 2,9
Cará cozido ......................................................................... 2,6
Cebola crua ......................................................................... 2,2
Cebolinha crua .................................................................... 3,6
Cenoura cozida ................................................................... 2,6
Coentro (folhas desidratadas) ............................................. 37,3
Cenoura crua ....................................................................... 3,2
Couve-manteiga crua .......................................................... 3,1
Couve-manteiga refogada ................................................... 5,7
Couve-flor crua .................................................................... 2,4
Couve-flor cozida ................................................................ 2,1
Espinafre cru ....................................................................... 2,1
Espinafre refogado .............................................................. 2,5
Farinha de mandioca ........................................................... 6,4
Mandioquinha cozida .......................................................... 1,8
Pimentão amarelo cru ......................................................... 1
Pimentão verde cru ............................................................. 2,6
Pimentão vermelho cru ....................................................... 1,6
Palmito pupunha ................................................................. 2,6
Rabanete cru ....................................................................... 2,2
Tomate com semente cru .................................................... 1,2
Tremoço em conserva ......................................................... 14,4
Vagem crua ......................................................................... 2,4

FRUTAS E DERIVADOS g
Abacate ............................................................................... 6,3
Abacaxi ................................................................................ 1
Ameixa ............................................................................... 2,4
Atemoia ............................................................................... 2,1
Banana-da-terra .................................................................. 1,5
Banana-maçã ...................................................................... 2,6
Banana-nanica .................................................................... 1,9
Banana-ouro ........................................................................ 2
Banana-prata ....................................................................... 2
Caqui chocolate ................................................................... 6,5
Ciriguela .............................................................................. 3,9
Cupuaçu .............................................................................. 3,1
Goiaba vermelha ................................................................. 6,2
Laranja lima ......................................................................... 1,8
Laranja pera ........................................................................ 0,8
Maçã argentina .................................................................... 2
Maçã fuji .............................................................................. 1,3
Mamão formosa .................................................................. 1,8
Mamão papaia ..................................................................... 1
Mexerica murcote ................................................................ 3,1
Mexerica Rio ....................................................................... 2,7
Morango .............................................................................. 1,7
Nêspera ............................................................................... 3
Pera ..................................................................................... 3
Pinha crua ........................................................................... 3,4
Pitanga ................................................................................ 3,2
Tamarindo ........................................................................... 6,4

PRODUTOS AÇUCARADOS g
Pó achocolatado .................................................................. 3,9
Chocolate ao leite (em barra) .............................................. 2,2
Chocolate ao leite (em barra) com castanha-do-pará ......... 2,5
Chocolate ao leite dietético ................................................. 2,8
Chocolate meio amargo ...................................................... 4,9
Cocada branca .................................................................... 3,6
Doce de abóbora ................................................................. 2,6

ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS g
Azeitona preta em conserva ................................................ 5,5
Azeitona verde em conserva ............................................... 4,1
Maionese tradicional .......................................................... 7,9

ALIMENTOS PREPARADOS g
Acarajé ................................................................................ 9,4
Baião-de-dois ...................................................................... 5,1
Dobradinha .......................................................................... 3,9

LEGUMINOSAS E DERIVADOS g
Amendoim .......................................................................... 8
Feijão carioca cozido ........................................................... 8,5
Feijão fradinho cozido ......................................................... 7,5
Feijão jalo cozido ................................................................. 13,9
Feijão preto cozido .............................................................. 8,4
Feijão rajado cozido ............................................................ 9,3
Feijão roxo cozido ............................................................... 11,5
Grão-de-bico cru ................................................................. 12,4
Lentilha cozida .................................................................... 7,9
Paçoca ................................................................................ 7,3
Soja (farinha) ....................................................................... 20,2

NOZES E SEMENTES g
Amêndoa torrada e salgada ................................................ 11,6
Castanha de caju torrada com sal ....................................... 3,7
Coco verde .......................................................................... 5
Gergelim ............................................................................. 11,9
Linhaça ............................................................................... 33,5
Pinhão cozido ...................................................................... 15,6
Noz crua .............................................................................. 7,2

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação

(NEPA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

No dia das crianças, dicas de lanchinhos!!

Na hora de escolher os alimentos que irão compor a lancheira das crianças para a escola, é preciso usar a criatividade para montar um lanche gostoso, atrativo e variado; e assim, fornecer a energia e os nutrientes que tanto precisam para suprir suas necessidades, além de garantir o bom desempenho escolar.

O fundamental é que a educação do que comer venha de casa.
Nas cantinas; a maioria das opções leva nota baixa quando o assunto é saúde: alimentos industrializados prontos para consumo, ricos em conservantes, açúcar, gordura e sal, bolachas recheadas, salgados e salgadinhos, balas, sorvetes, hambúrgueres e refrigerantes!
O lanche completo e saudável deve ter: um produto de panificação (energético), um produto protéico ou lácteo (construtor) e uma opção de fruta ou suco e/ou hortaliças e vegetais (regulador)
Se a opção for um sanduíche, prefira os pães com grãos integrais e recheios magros como: queijo branco, tomate e orégano, atum em água desfiado, ricota temperada com azeite com folhas de alface, peito de peru, rosbife ou presunto magro com requeijão magro e cenoura ralada; ao invés de pão com cremes a base de chocolate, avelãs ou amendoim.
Duas fatias de queijo correspondem a 50% das necessidades diárias de cálcio das crianças, nutriente importante para a formação e o fortalecimento dos ossos, dentes, cartilagens, unhas e prevenção de cáries.
Biscoito não é um problema desde que não apareça todo dia, saiba escolher o tipo e controle a quantidade, para que a criança coma os outros alimentos oferecidos. Evite os recheados (ricos em gordura trans) e prefira os integrais e sem recheios, mais ricos em nutrientes, fibras e menos gordurosos.
Prepare um pote com diversas frutas coloridas picadas (sugestão: mamão, pêra, abacaxi, melão e uva). Se for incluir apenas uma fruta inteira, dê preferência para banana, goiaba, maçã ou pêra. As frutas fornecem energia, vitaminas e fibras.
Lembre-se que apresentação é muito importante. Tornar os alimentos atrativos, dosar as guloseimas e variar o cardápio pode ajudar a despertar a expectativa de novos sabores na lancheira dos pequenos e o lanche dos já crescidos.
Uma sugestão para aproximar as crianças dos alimentos saudáveis é fazer com que elas participem do preparo do cardápio da semana, da compra até a preparação do lanche. Eles podem ajudar na escolha dos pães e queijos e embalar os sanduíches, entre outras pequenas tarefas.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Risoto 7 cereais.

Risoto 7 cereais


1 xícara de arroz 7 cereais

1 cebola picadinha refogada no fio de azeite

1 caldo de legumes light Vitale

½ xícara de vinho branco

3 xícaras de água
Colocar na panela de pressão e depois que apitar deixar cozinhar por 40 minutos.

A importância dos óleos para saúde

Os diversos tipos de óleos de cozinha disponíveis no mercado, oferecem gorduras boas e fundamentais ao nosso organismo: o ácido linolênico (ômega-3) e o ácido linoléico (ômega-6). A seguir, alguns tipos de óleos:

ÓLEO DE SOJA: É o óleo o mais consumido mundialmente. É fonte de ômega 3 e 6 que ajudam a controlar os níveis de colesterol. A vantagem do óleo de soja em relação a outros óleos deve-se ao seu baixo preço aliado à sua excelente qualidade.

ÓLEO DE LINHAÇA: Possui os ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 em uma proporção que é considerada a ideal pela maioria dos pesquisadores, ajudando na redução do colesterol total e o mau colesterol (LDL) e proteção cardiovascular, além de possuir ação antiinflamatória.

ÓLEO DE OLIVA EXTRA VIRGEM (AZEITE): É um produto de valor nutritivo apreciável, rico em vitamina E, pobre em colesterol e tem boa proporção de monoinsaturados (ácidos graxos essenciais – ácido oléico, ótimo protetor contra doenças coronarianas). Não é particularmente rico em ômega-3. Não é recomendado levar ao fogo, pois o aquecimento transforma o ácido monoinsaturados em saturado.

ÓLEO DE GERGELIM: fonte de ácidos graxos insaturados ômegas 3, 6 e 9. Naturalmente fonte de vitamina E, antioxidante que protege as células da ação dos radicais livres.

ÓLEO DE CANOLA: equilibrado em quantidades de ômega 6 e 3, fonte de gorduras monoinsaturadas e vitamina E. Possui o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais.

ÓLEO DE MILHO: O Óleo de Milho é extraído do germe do milho e é considerado um óleo bastante saudável, ajudando na redução do nível de colesterol.

ÓLEO DE GIRASSOL: Possui alto índice de ácido linoléico (Ômega 6) e vitamina E, sendo indicado em dietas para redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares, por sua baixa quantidade de ácidos graxos saturados.

ÓLEO DE DENDÊ OU PALMA: Contém proporções iguais de ácidos graxos saturados e não saturados. É uma fonte natural de vitamina E, e também rico em betacaroteno, fonte importante de vitamina A.

ÓLEO DE TRIGO: O Óleo de Germe de Trigo contém uma quantidade significativa de nutrientes, sendo considerada a maior fonte de vitamina E, possui também sais minerais e ácidos graxos insaturados que são de vital importância para a prevenção de doenças, sendo bastante utilizado também como suplemento vitamínico.

ÓLEO DE ABACATE: O Óleo de Abacate também pode ser usado para fins alimentícios e é tão competitivo quanto o azeite de oliva, por ser rico em gorduras insaturadas e vitamina E. Grande parte da sua gordura é monoinsaturada havendo a tendência em melhorar o colesterol e proteger as artérias.

ÓLEO DE COCO: O óleo de coco é rico em óleos saturados, em especial ácido láurico e mirístico e contém uma grande porcentagem de glicerol. Em média, uma colher de sopa contém cerca de 13,9 gramas de gordura saturada, devendo ser consumida com moderação. Tem ação antioxidante e imunoestimulante. Estudos sugerem ainda sua ação termogênica, e coadjuvante nos processos de emagrecimento.

ÓLEO DE PEIXE: Possui índices satisfatórios de Ômega 3, contribuindo para a prevenção de infarto do miocárdio e formação de arteriosclerose, reduzindo o colesterol, a hipertensão arterial, ajuda em estados inflamatórios como a artrite reumatóide e aliviam distúrbios como eczema e psoríase.

ÓLEO DE MACADÂMIA: fonte de ômegas 7 e 9. Estudos mostram que seu consumo auxilia na redução das taxas de colesterol total e LDL.

ÓLEO DE CÁRTAMO: O óleo de cártamo contem altos teores de ácidos linoléico (70%) e oléico (20%) e baixa porcentagem de ácido linolênico (3%). É usado principalmente como um óleo de cozinha, em molho para salada, e para a produção de margarina. Também pode ser tomado como um suplemento nutricional.

ÓLEO DE PRÍMULA: O óleo da semente de Prímula contém ácido gama-linolênico (GLA), um ácido graxo ômega-6 que o corpo utiliza para fabricar uma prostaglandina vital para aliviar inflamações e fortalecer o sistema imune. Também ajuda a manter o sangue fluindo livremente, reduz a pressão arterial elevada, desempenha um papel importante na redução cânceres de mama, além de reduzir o colesterol alto. Pode ser tomado de forma complementar ou usado como uma salada de vegetais ou molho.

 ÓLEO DE CASTANHA: O Óleo de Castanha apresenta propriedades emolientes, hidratantes e lubrificantes, além de ser um excelente óleo de mesa, substituindo o azeite de oliva. Este óleo é uma excelente fonte nutricional devido ao alto teor de proteínas, lipídios e vitaminas, além de apresentar vários ácidos graxos essenciais em sua composição.

domingo, 25 de setembro de 2011

Palitinhos de Gergelim sem Glúten e Lactose (Grissini)

Palitinhos

Ingredientes:
- ½ xícara de gergelim
- 1 colher de (chá) de fermento em pó
- 75 gramas de margarina (¾ de tablete)
- 1 e ½ xícaras de creme de arroz
- ½ xícara de maisena
- ¼ xícara de fécula de batata
- 1 colher de (chá) de sal
- água para dar liga
- 2 ovos

MODO DE PREPARO:
Misture todos os ingredientes, menos a água, amasse bem, depois acrescente a água aos poucos, sempre trabalhando a massa. Enrole pequenas porções da massa numa superfície enfarinhada dando formato de grissini. Se desejar antes de assar polvilhe mais um pouco de gergelim. Asse em forno médio pré-aquecido por 20-25 minutos. Ficam macios e crocantes.

Dica: Você pode adicionar um pouco de semente de linhaça para aumentar o teor de fibras.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Nova Pirâmide!

Foi sugerido através do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) junto à equipe anti-obesidade, uma substituição para a tradicional pirâmide alimentar (MyPyramid). O novo modelo, chamado MyPlate, consiste em educar a população americana sobre os princípios de uma alimentação saudável, baseando-se nas diretrizes alimentares de 2010. O prato divide-se em quatro porções iguais: uma de fruta, outra de verduras, uma terceira de proteínas e a quarta de cereais integrais. Além disso, ao desenho é acrescentado um copo, que representa os laticínios.
•Fruits: frutas

•Vegetables: verduras e legumes

•Grains: cereais integrais

•Protein: proteínas pobres em gorduras (ovo, peixe, frango de preferência orgânico)

A proposta se baseia na imagem familiar do prato o que possibilita um entendimento mais fácil do que usando o modelo de pirâmide alimentar.
É possível que a partir desta, surjam novas propostas alimentares, adaptadas aos hábitos brasileiros e ainda que o MyPlate seja um meio criado para facilitar a compreensão do público quanto a uma rotina alimentar saudável, mas é importante procurar uma orientação nutricional individualizada, feita por um profissional capacitado.
Para maiores detalhes, a USDA deixou à disposição do público uma página para orientações sobre o MyPlate: www.choosemyplate.gov
Fonte: Mundo Verde

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Dicas para o fim de semana!!

Não faça nada diferente enquanto se alimenta (ver tv ou ler jornal);

Pouse os talheres entre os bocados e mastigue devagar os alimentos;
Use uma lista durante as compras e não faça compras em jejum ou com fome;
Compre alimentos dando preferência aos integrais;
Mantenha alimentos saudáveis à vista e alimentos problemáticos fora da visão;
Procurar realizar uma atividade física nos horários de maior vontade de beliscar e de ansiedade. Aumente gradativamente os dias e o tempo das caminhadas;
Aumente a atividade no seu dia-a-dia, optando por fazer você mesmo algumas atividades domésticas;
Procure distinguir a fome e o desejo;
Resista aos desejos - não inclua-os em sua lista de compras;
Concentre-se em seu comportamento e não no peso;
Viva as emoções aos invés de descontá-las nos alimentos;
Quando pegar um alimento para comer perguntar se é fome ou não;
Converse com a família para que eles apoiem e auxiliem no seu tratamento;
Procure conhecer o valor calórico dos alimentos: Leia atentamente o rótulo;
Procure aumentar a quantidade de fibras na dieta (coma frutas com bagaço e verduras);
Quando der vontade de comer doces procurar comê-los com frutas e canela;
Sempre que der vontade de comer algo, tomar líquidos antes (2 copos de água);
Faça um lanche saudável antes de festas, assim você se alimentará com moderação;
Tenha prazer com cada escolha, saboreie os alimentos devagar; Não fique pensando na próxima porção que será servida;
Não faça da comida a principal atração da festa. Divirta-se! Desvie o seu foco da comida conhecendo pessoas novas, dançando e conversando;
Se sentir que comeu muito na festa, não inicie um jejum e nem fique se sentindo culpado;
A alimentação saudável não se resume apenas a uma refeição, faça então, escolhas mais saudáveis durante as próximas refeições.

Fonte: Sante Consultoria

domingo, 28 de agosto de 2011

Tacinha de ricota!

Ingredientes
• 1 rodela grossa (200 g) de ricota
• 1/2 colher (chá) de canela em pó
• 2 potes (400 g) de iogurte natural desnatado
• 6 envelopes de adoçante em pó
• 3 pêssegos maduros cortados em quatro (ou pêssegos em calda light)

Modo de fazer
Amasse bem a ricota com um grafo e misture a canela e metade do iogurte e do adoçante. Acrescente o restante do iogurte e do adoçante e mexa novamente até formar um creme homogêneo. Distribua em seis taças. Leve para gelar. Sirva com o pêssego.

Rende: 6 porções

Calorias por porção: 60



sábado, 20 de agosto de 2011

Sopinha para aquecer esta noite!!!

Creme de Abóbora

151 calorias

Ingredientes (4 porções)

½ kg de abóbora, descascada e picada
1 cebola grande picada
2 tomates sem pele e sem sementes picados
1 ½ litro de água
1 xícara (chá) leite desnatado
Pouco sal
Pimenta do reino

Modo de fazer

Numa panela junte a abóbora, a cebola, o tomate e a margarina e refogue por alguns minutos, mexendo de vez em quando. Adicione metade da água e cozinhe, em fogo baixo sem tampar a panela, por cerca de 15 minutos, quando a abóbora deve estar macia.. Então bata no liquidificador e despeje de volta na panela. Junte o restante da água e o leite e tempere com sal e pimenta. Leve ao fogo e cozinhe por mais alguns minutos, mexendo de vez em quando. Sirva em seguida.

domingo, 14 de agosto de 2011

Idéia para almoço do Dia dos Pais!

Lazanha de abobrinha verde e frango


Ingredientes
4 abobrinhas verdes
300 gramas de frango desfiado
3 colheres de sopa de ricota
1 colher de sopa de queijo ralado
1 xícara de molho de tomate caseiro (feito em casa com manjericão)

*Corte as abobrinhas verdes em tiras compridas e arrume-as numa travessa (como se fosse uma lazanha).
*Entre as fatias de abobrinha faça um molho misturando o frango desfiado com a ricota e regue com o molho de tomate e manjericão.
*Salpique em cima queijo ralado e leve ao forno para gratinar o queijo.
*Essa receita combina com uma boa salada verde.

Bom Apetite!



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Molhos para deixar qualquer salada irresistível


Molho de ervas e cottage (56 calorias) 
- 2 xíc. (chá) de queijo cottage 
- 2 col. (sopa) de suco de limão 
- 2 col. (sopa) de manjericão fresco picado 
- Sal a gosto 
Amasse o cottage com um garfo e misture os outros ingredientes. 

Molho oriental (65 calorias) 
- 3 col. (sopa) de shoyu
- 5 col. (sopa) de azeite de oliva 
- Suco de 1/2 limão 
- 1 col. (chá) de gengibre fresco ralado 
- Sal a gosto 
Misture todos os ingredientes. 


Molho de mostarda (14 calorias) 
- 2 col. (chá) de mel 
- 5 col. (sopa) de mostarda amarela 
- 1/2 xíc. (chá) de suco de laranja 
- 1/2 xíc. (chá) de azeite de oliva 
- Sal a gosto 
Misture todos os ingredientes e bata com um garfo até incorporar o mel. 

Molho light de iogurte (36 calorias) 
- 1 copo de iogurte natural desnatado 
- 1 col. (sopa) de hortelã picada 
- 1 col. (sopa) de suco de limão 
- 2 col. (sopa) de azeite de oliva 
- Sal a gosto 
Misture muito bem todos os ingredientes. 

Molho de Laranja  (45 calorias)
- ¼  copo de suco de laranja
- ¼ cebola picada
- 3 gramas de castanhas de cajú moida
- sal a gosto
- pimenta-do-reino
- 1 col. (sopa) de azeite de oliva
- suco de ½ limão
Misture todos os ingredientes.

Molho de alcaparras (25 calorias)
- 1col. (sopa) de alcaparras
- 2 colheres de sopa de azeite
- ½ potinho de iogurte natural desnatado
- 1 colher de chá de suco de limão
- 1 colher de chá de mostarda
- 1 colher de café de molho inglês
-  sal e pimenta
-  uma pitada de açúcar
Misture bem todos os ingredientes e por último as alcaparras.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CAÇÃO DE PANELA

CAÇÃO DE PANELA


6 porções
Calorias: 166 por porção
Ingredientes:
 600 g de postas de cação
 Suco de 1 limão
 2 dentes de alho
 Sal a gosto
 1 colher (sopa) óleo vegetal
 2 cebolas em pétalas
 1 colher (café) de açafrão
 200 g de brócolis

Preparo:
Em um recipiente tempere as postas de cação com limão, alho e sal. Reserve por 30 minutos. Em uma panela aqueça, refogue a cebola até ficar transparente, junte o peixe e o açafrão. Depois de 2 minutos junte o brócolis e cozinhe em panela tampada em fogo brando por 10 minutos.
Sirva com folhas verdes.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PARAFUSO INTEGRAL AO PESTO DE BRÓCOLIS

PARAFUSO INTEGRAL AO PESTO DE BRÓCOLIS
Ingredientes:
250g de Macarrão tipo parafuso integral;
1 ½ Colheres (sopa) de sal;
1 Fio de azeite;
Pesto de brócolis:
1 Pacote de Brócolis congelado ou 1 maço fresco;
1 Dente de alho pequeno;
6 Colheres (sopa) de azeite;
1 Xícara (chá) de queijo tipo cottage;
Sal e pimenta à gosto;
Buquês de brócolis para decorar;

Modo de Preparo:
Cozinhe o macarrão em dois litros e meio de água fervente com o sal e o azeite até que fique “Al dente”. Enquanto isso prepare o pesto.
Pesto de brócolis: Cozinhe o brócolis em uma panela com água fervente. Escorra e transfira imediatamente para uma vasilha com água fria e gelo. Aguarde alguns instantes para que esfrie, escorra novamente e coloque-o no liquidificador com o alho, o azeite, três colheres (sopa) de água quente e sal para obter um creme.
Escorra o macarrão, passe para uma travessa e envolva-o com o molho. Distribua o queijo

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como organizar nossa geladeira?

Devemos seguir alguns procedimentos para que os alimentos durem mais e portanto, seguem algumas dicas de conservação e armazenamento dos alimentos na nossa geladeira: - Os produtos perecíveis devem ser armazenados o mais rápido possível.
- Não se deve armazenar caixas de papelão em geladeiras, câmaras ou freezers, por serem porosos, isolantes térmicos e promoverem contaminação externa. As embalagens de leite podem ser armazenadas em geladeiras, porque seu acabamento é liso, impermeável e lavável.
- Não armazenar produtos em sacolas plásticas de supermercados, pois também são fontes de contaminação externa.
- Antes de serem guardados, todos os alimentos prontos para o consumo ou pré-preparados devem ser cobertos com plásticos transparentes.
- No caso de frutas, verduras e legumes, fazer a pré-lavagem retirando todos os resíduos visíveis e as folhas ou partes estragadas. As partes selecionadas próprias para consumo devem ser colocadas em utensílio plástico devidamente limpo para que escorra a água e depois colocá-los em sacos plásticos incolores e transparentes e mantê-los fechados sob refrigeração.
- Depois de serem abertos, os alimentos enlatados devem ser transferidos para recipientes limpos, tampados, identificados e armazenados sob refrigeração de 4º C (geladeira).
- Na impossibilidade de manter o rótulo original do produto, as informações sobre ele (nome do produto, marca, data de fabricação, data em que foi aberto, ou na ausência desta informação escrever: “consumir em 48 horas”) devem ser anotadas em etiqueta e esta ser colocada no recipiente.
No armazenamento sob ar frio (principalmente geladeiras onde armazenam-se diferentes tipos de alimentos) respeitar o seguinte:
- Prateleiras superiores: alimentos prontos para consumo;
- Prateleiras do meio: os semi-prontos e/ou pré-preparados;
- Prateleiras inferiores: alimentos crus (carnes, verduras não higienizadas etc.), separados entre si e de outros produtos
Os alimentos armazenados sob ar frio (nas geladeiras, câmaras ou freezers) não devem estar em porções muito grandes. Preferir volumes de altura máxima de 10 cm e/ou peso de aproximadamente 2,5 Kg.Desta forma melhora-se as condições de congelamento, refrigeração, resfriamento e descongelamento.

domingo, 24 de julho de 2011

Domingo é dia de churrasco!!

Quem quer controlar o peso ou precisa ficar atento a níveis de colesterol não precisa fugir dos churrascos. É possível, sim, preparar uma refeição mais magra e balanceada sobre o carvão em brasa.


- Na escolha do que assar, prefira carnes como o mignon (121 Kcal para 100 gramas), a picanha (156 Kcal), a maminha (158 Kcal) e a alcatra (200 Kcal), retirando a gordura depois de assadas. Fora do prato ficam o cupim (250 Kcal), a costela (Kcal 380) e a linguiça (280 Kcal).

- Substitua coxas e asas de frango (ambas podem ter mais de 150 Kcal) por peito (100 Kcal).

- Experimente assar peixes como salmão e tainha (com cerca de 200 Kcal) na grelha. São ricos em ômega 3 e têm menos gordura do que as carnes vermelhas.

- Cuidado com a combinação de acompanhamentos ricos em carboidratos como arroz (140 Kcal para 100 gramas), maionese (189 Kcal), macarrão (de 150 Kcal para cima) e pães (um pão com alho pode chegar a 180 kcal a unidade).

- Fontes de fibras e vitaminas, as saladas são essenciais para que a refeição se torne mais balanceada, sem falar que têm poucas calorias. Folhas verdes como escarola, agrião ou rúcula são altamente desintoxicantes.

- Também é possível aproveitar a brasa para assar espetinhos, com abobrinha, berinjela, tomate e cebola.

- Abacaxi (50 Kcal por fatia de 80 gramas) assado é ótimo para auxiliar na digestão. Outras opções são manga, maçã e pêra.

Um churrasco saudável sempre pede uma salada de folha verde como escarola, agrião, rúcula ou mesmo brotos todos altamente desintoxicantes.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Receitas para facilitar a utilização das frutas no Inverno!

Receitas para facilitar a utilização das frutas no Inverno!
e ainda substituir as sobremesas mais calóricas!

Salada de frutas ao forno

Ingredientes:
- 1 mamão papaia médio, maduro e firme com casca
- ½ xícara de chá de nozes
- 1 colher de sopa de mel
- 1 pêra madura com casca
- 1 maçã com casca
- 3 ameixas pretas secas
- 3 damascos secos
- ½ xícara de chá de uva passas branca
- ½ litro de suco de laranja lima

Modo de preparo:
Retire as sementes do mamão e corte em pedaços com a casca. Corte a pêra e a maçã em seis partes e retire as sementes. Junte todas as frutas (inclusive as secas) numa assadeira e regue com o mel dissolvido no suco. Leve ao forno médio por 40 minutos, virando as frutas a cada dez minutos. Passe para uma compoteira e polvilhe com as nozes.



Salada de frutas secas
Ingredientes:
- 100g de ameixa seca sem caroço
- 100g de damasco
- 100g de maçã seca
- 100g de pêra seca
- 100g de uva passa sem caroço
- 500ml de suco de maçã feito na hora
- 2 colheres de sopa de vinho tinto seco
- 1 xícara de chá de iogurte natural
- 50g de nozes em metades

Modo de preparo:
Coloque as frutas em uma tigela, regue com o suco de maçã e deixe de um dia para o outro. Coloque-as em uma panela e leve ao fogo médio por 15 minutos. Retire do fogo, espere esfriar e coloque-as em uma saladeira. Regue com o vinho, junte o iogurte e misture. Decore com as nozes e sirva.



Fonte: G1

domingo, 10 de julho de 2011

Fondue de Queijo Light

Ótima opção para as noites frias, experimente!

Ingredientes

• 1 dente de alho
• 150g de requeijão light
• 100g de queijo cottage
• 150g de queijo prato light ralado
• 100ml de leite desnatado
• 1 colher (sobremesa) de  amido de milho
• 1 pitada de noz-moscada

Modo de preparo:

1 - Esfregue um dente de alho na panela de fondue. Numa panela a parte e em fogo baixo, acrescente o requeijão e a metade do leite com a maisena dissolvida.

2 - Bata bem o queijo cottage com o restante do leite e acrescente
aos poucos na panela.

3 - Junte a noz-moscada e o queijo prato, mexendo até incorporar à massa.

4 - Transfira para o réchaud e mantenha em chama baixa.

Servir com:

Brócolis, abobrinha, beterraba, batata e cenoura cozidos no vapor e cortados em formato de batata palito, tomate cereja, fatias de pão integral cortado em 4.