quarta-feira, 12 de outubro de 2011

No dia das crianças, dicas de lanchinhos!!

Na hora de escolher os alimentos que irão compor a lancheira das crianças para a escola, é preciso usar a criatividade para montar um lanche gostoso, atrativo e variado; e assim, fornecer a energia e os nutrientes que tanto precisam para suprir suas necessidades, além de garantir o bom desempenho escolar.

O fundamental é que a educação do que comer venha de casa.
Nas cantinas; a maioria das opções leva nota baixa quando o assunto é saúde: alimentos industrializados prontos para consumo, ricos em conservantes, açúcar, gordura e sal, bolachas recheadas, salgados e salgadinhos, balas, sorvetes, hambúrgueres e refrigerantes!
O lanche completo e saudável deve ter: um produto de panificação (energético), um produto protéico ou lácteo (construtor) e uma opção de fruta ou suco e/ou hortaliças e vegetais (regulador)
Se a opção for um sanduíche, prefira os pães com grãos integrais e recheios magros como: queijo branco, tomate e orégano, atum em água desfiado, ricota temperada com azeite com folhas de alface, peito de peru, rosbife ou presunto magro com requeijão magro e cenoura ralada; ao invés de pão com cremes a base de chocolate, avelãs ou amendoim.
Duas fatias de queijo correspondem a 50% das necessidades diárias de cálcio das crianças, nutriente importante para a formação e o fortalecimento dos ossos, dentes, cartilagens, unhas e prevenção de cáries.
Biscoito não é um problema desde que não apareça todo dia, saiba escolher o tipo e controle a quantidade, para que a criança coma os outros alimentos oferecidos. Evite os recheados (ricos em gordura trans) e prefira os integrais e sem recheios, mais ricos em nutrientes, fibras e menos gordurosos.
Prepare um pote com diversas frutas coloridas picadas (sugestão: mamão, pêra, abacaxi, melão e uva). Se for incluir apenas uma fruta inteira, dê preferência para banana, goiaba, maçã ou pêra. As frutas fornecem energia, vitaminas e fibras.
Lembre-se que apresentação é muito importante. Tornar os alimentos atrativos, dosar as guloseimas e variar o cardápio pode ajudar a despertar a expectativa de novos sabores na lancheira dos pequenos e o lanche dos já crescidos.
Uma sugestão para aproximar as crianças dos alimentos saudáveis é fazer com que elas participem do preparo do cardápio da semana, da compra até a preparação do lanche. Eles podem ajudar na escolha dos pães e queijos e embalar os sanduíches, entre outras pequenas tarefas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário