quinta-feira, 7 de julho de 2011

O consumo de oleaginosas e seus benefícios à saúde!

As oleaginosas como amendoim, castanha do brasil, castanha de caju, avelã, amêndoas, nozes e pistache podem exercer diversos benefícios a nossa saúde, principalmente quando integrantes de uma alimentação saudável. Suas propriedades relacionam-se principalmente com a composição nutricional destes produtos, que são ricos em ácidos graxos monoinsaturados que auxiliam o controle dos níveis de triglicerídeos, de colesterol e de LDL, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Além disso, as oleaginosas são ricas em outros nutrientes essenciais para o equilíbrio do nosso organismo, como a vitamina E, selênio e manganês, que exercem funções antioxidantes, removendo os radicais livres produzidos em excesso. São ricas ainda em magnésio, nutriente associado à incorporação de cálcio nos ossos, relaxamento muscular, ação anti-inflamatória e regulação da pressão arterial. A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatadora, contribuindo para a redução do risco de hipertensão.

Mas cuidado!! Elas podem induzir sensibilidade em alguns indivíduos, podendo acarretar no aparecimento de alguns sintomas relacionados à diminuição da imunidade, como acne, herpes e candidíase.

A quantidade consumida dependerá dos outros componentes da alimentação, pois é preciso equilibrar a quantidade de nutrientes presentes na dieta. O ideal é a ingestão de uma variedade entre as oleaginosas e não o consumo de uma fonte única para potencializar seus efeitos terapêuticos.

Portanto, aproveite e delicie as oleaginosas, pois além de saborosas proporcionam saúde, mas muito cuidado com a quantidade pois este alimento tem alto valor calórico!!

Fonte: www.gettyimages.com.br

3 comentários:

Alessandra disse...

Gostei muito desta postagem!
Qual a quantidade de oleaginosas que devemos consumir por dia?

Uninutri Nutrição disse...

Você deve consumir 4 unidades!

Gisl@ine disse...

Ótima dica mesmo,inclui no meu cardápio e além dos benefícios ditos acima,sacia muito a fome.

Postar um comentário