terça-feira, 7 de junho de 2011

Dicas para um mundo mais consciente!






Evite o desperdício de alimentos!
Existem instituições que recolhem alimentos fornecidos por empresas doadoras que seriam jogados no lixo e redistribuem para outras instituições beneficentes e comunidades que sofrem de fome. Informe-se, pratique cidadania!



Diminua o contato com as toxinas ambientais no seu dia!
Evite o uso de embalagens de plástico na cozinha quando possível, pois esta embalagem exige muita energia para a sua produção e há risco de migração de substâncias tóxicas para os alimentos. Prefira as embalagens de vidro, pois além de serem mais ecológicas, diminuem o contato do organismo com toxinas ambientais.



Panela de ferro fundido: uma aliada à saúde
Ao invés de utilizar panelas de teflon ou potes plásticos revestidos, invista em um conjunto de aço inoxidável ou panelas de ferro fundido. As panelas de ferro fundido são conhecidas por sua durabilidade e aquecimento. Ao contrário dos metais que podem descamar, a panela de ferro é considerada um aditivo para os alimentos em vez de ser prejudicial.



Panelas de alumínio: uma ameaça à saúde
Não utilize recipientes ou panelas de alumínio. O aço inoxidável ou as panelas de cerâmica são mais duradouras além de serem alternativas saudáveis. Alimentos ácidos, como o tomate, podem absorver o alumínio da panela, especialmente se a panela estiver muito desgastada. Além disso, a produção de aço inoxidável e da panela de cerâmica são menos agressivos para o meio ambiente.



Evite o plástico do seu dia-a-dia!
Substitua os recipientes de plástico para os de aço inoxidável, que você possa reutilizar várias vezes. Ao invés de usar recipientes de plástico para aquecimento de alimentos, ou mesmo para armazenar alimentos quentes, use versões de cerâmica ou de vidro.
Interessante também substituir embalagens plásticas para pães, por embalagens de papel marrom, feitos especialmente para reduzir o uso do plástico na cozinha!


Fonte: VP Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário