terça-feira, 3 de novembro de 2009

Aprenda a escolher frutas corretamente!

Tem gente que compra fruta verde pra durar mais tempo, só que algumas delas não amadurecem em casa. Confira a seguir algumas dicas para evitar o desperdício.
- Compre frutas para consumir no máximo em três dias
- Escolha as que tiverem cabinhos, ela dura mais. Se não tiver o cabinho na fruta ela perde água mais fácil, fica murcha, perde o brilho, o sabor piora porque a fruta ‘respira’ mais e neste processo consome o açúcar que dá o sabor a fruta, assim como os nutrientes. E se o cabinho estiver solto significa que a frutas foi colhida há mais tempo.
Limão e laranja e tangerina
A cor não faz diferença. As que têm a casca bem lisinha têm mais suco do que as que estiverem mais enrugadas.
Maçã
A maça mais brilhante quer dizer que ela está mais fresquinha, que ela tem mais água em relação aquela que está opaca. Isto vale também pra goiaba e pêra.
Manga
O toque, a firmeza, o brilho, estas são as características para saber se manga está boa.
Banana
Tem que ser arredondada não pode ter quina, se tiver as quinas salientes ela foi colhida antes do tempo.
Banana não se armazena na geladeira. Se você armazenar a banana na geladeira ela vai ficar preta e vai alterar bastante o sabor. Quando está soltando da penca quer dizer que ela não ta tão fresca. Leve a penca firme, vai durar mais.
Mamão
A cor que demostra se ele está bom ou não.
Maracujá
Aquele que estiver mais pesado terá mais polpa
Abacate
Se você balançar e o carocinho estiver solto, significa que ele vai amadurecer na sua casa. O abacate amadurece depois de colhido.
Determinadas frutas como o melão, uva, melancia, abacaxi, não amadurecem depois de colhidas porque liberam um hormônio chamado etileno em menor quantidade.
Dicas para saber se elas estão no ponto:
Melão
Aperte no fundo, se estiver macio está no ponto, se estiver muito macio ele passou do ponto e se estiver bem duro o melão ta verde. Não vai ficar saboroso.
Uva
Com cabinhos verdes significa que está fresquinha, que foi colhida recentemente. Com os cabinhos escurecidos ela mais velha.
Outra dica: A cerinha que cobre a uva é chamada de pruinase. Se ela não foi retirada da uva quer dizer que ela foi menos manuseada, então ela tende a durar mais. A uva tem que ser armazenada na geladeira.
Abacaxi
Quem pensa que se tirar uma folha e ela sair com facilidade, significa que o abacaxi está maduro, está errado. Cada um tem uma força diferente.
A cor também não é parâmetro, porque tem abacaxi de regiões em que mesmo com a cor verde, ele está maduro.
Observe a casca. Entre cada quadrado, quanto mais fundo mais verde. Quanto mais aberto tiver a malha (casca) do abacaxi, quanto mais lisa, mais maduro ele está. Se esta malha estiver fechada ele está menos doce.
Quanto mais úmida estiver a base do abacaxi quer dizer que ele foi colhido recentemente. Se ele tiver ressecado quer dizer que ele foi colhido há mais tempo.
Melancia
Faça um teste: bata com a palme da mão em seu braço e depois na sua barriga. Perceba que o som que produz é diferente. Na hora de escolher a melancia, bata nela levemente com os dedos e lembre-se de que quanto mais firme for o som, mais saborosa ela estará.

Fonte: Site PróParnaíba

Um comentário:

Alessandra disse...

Adorei as dicas! Muito bom!
Alessandra

Postar um comentário