segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Congelamento de alimentos.


O congelamento de alimentos é um excelente processo de conservação, porém requer cuidados e técnicas especiais para preservação de sabor, cor, aroma e textura mais próximos possível ao produto fresco. Técnicas adequadas também podem ajudar a diminuir a perda de nutrientes importantes como vitaminas e minerais, além de promover economia de tempo e dinheiro, pois você pode diminuir as idas ao supermercado, planejar os dias que vai dedicar à cozinha e fazer estoques durante a safra dos alimentos, pois estão sempre mais baratos e de melhor qualidade.
Os alimentos devem estar limpos, frescos e com boa qualidade para serem congelados. É possível congelar praticamente todos os tipos de alimentos: crus, semiprontos e prontos para o consumo. Deve-se proceder o congelamento o mais rapidamente possível após a compra ou preparo, para evitar a contaminação do alimento por bactérias, fungos e etc. quanto mais rápido o alimento for congelado, e quanto mais devagar for o descongelamento melhor será o resultado final.
Os vegetais (legumes e verduras folhosas), após a lavagem criteriosa e retirada de partes danificadas, podem ser congelados por um processo chamado branqueamento, que consiste em:
• Aplicar o corte da sua preferência (juliene, jardineira, etc) nos legumes e picar em fatias finas as folhas (somente podem ser congeladas folhas como: couve-manteiga, espinafre, folhas de brócolis e couve-flor);
• Mergulhar os vegetais já picados em água fervente (borbulhando);
• Esperar que a água volte a ferver;
• Retirar os vegetais da água fervente e proceder imediatamente ao resfriamento, mergulhando-os em vasilha com água bem gelada (de preferência com pedras de gelo) até que o alimento esteja totalmente resfriado.
• Deixar escorrer o excesso de água em uma peneira e armazenar em saco plástico novo retirando todo o ar do interior ou em potes plásticos limpos e bem tampados.
O vegetal branqueado não está pronto, mas apenas protegido para uma longa estocagem. Você pode terminar o cozimento do vegetal, descongelando-o em água quente. Este tipo de preparação pode ser estocado por no máximo 2 meses em congelador doméstico e até por 10 meses em freezer (-18ºC ou menos).
As frutas podem ser congeladas cruas inteiras, picadas ou na forma de polpa, para o preparo de sucos e sobremesas.
Carnes de todos os tipos quando cruas devem ser congeladas em porções pequenas e no corte em que serão utilizadas (cubos, moída, bifes). Não se esqueça que o congelamento acentua o sabor dos temperos, por isso, se for congelar a carne temperada não exagere na quantidade de sal e de condimentos. As carnes devem sempre ser descongeladas dentro da geladeira, para melhor conservação de suas propriedades e para evitar contaminação. E não se esqueça uma vez descongelado os alimentos não podem passar por este processo novamente.
Denise A. V. S. Gomes
Nutricionista Jr.

Um comentário:

Alessandra disse...

Adorei as dicas para congelamento!
Alessandra

Postar um comentário