quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O que são alimentos funcionais?



São alimentos que além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, produzem outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças. Veja exemplos de alimentos funcionais:
AVEIA : Ajuda a diminuir o colesterol “ruim”, o LDL, melhorar a prisão de ventre - fator de risco para o câncer de intestino. Quantidade recomendada: 3 colheres de sopa por dia de farelo de aveia; 4 colheres de sopa de aveia.
ALHO: Reduz a pressão arterial; protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim; aumenta os níveis do colesterol bom, o HDL; pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos. Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).
AZEITE DE OLIVA: Auxilia na redução do LDL – “Colesterol ruim”; sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração; substitua a manteiga e margarina pelo azeite de oliva, procure o extra virgem, primeira prensagem a frio. Use no tempero de saladas e na forma crua, sem elevar a temperatura. Quantidade recomendada: uma colher de sopa.
CASTANHA-DO-PARÁ: Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Rica em Selênio – mineral presente em mais de 300 enzimas do organismo. Quantidade recomendada: 1 unidade por dia.
CHÁ VERDE: Auxilia na prevenção de tumores malignos além de retardar o envelhecimento. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade. Quantidade recomendada: De 4 a 6 xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer de esôfago).
FRUTAS E VERDURAS: Ajudam a prevenir diversos tipos de câncer. O consumo regular de frutas e verduras variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças como catarata. Quantidade recomendada: três frutas e pelo menos 3 tipos de verduras diferentes por dia .
PEIXES: Peixes ricos em ômega 3 (sardinha, salmão, atum, cavala e bacalhau), previnem infartos e derrames – protegem o coração, reduzem o colesterol “ruim” (LDL) e aumentam o “bom” (HDL). Podem reduzir dores de artrite, melhorar a depressão e proteger o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer. Quantidade recomendada: 180 gramas por semana (p/ reduzir risco de doenças do coração). Substituir a carne 2 a 3 vezes por semana, COZIDO, ASSADO OU GRELHADO. FRITURAS E MOQUECAS inativam o efeito protetor
SOJA: Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol LDL. Ajuda a reduzir o risco de doenças do coração. Ajuda a regular o intestino. Pode ajudar a amenizar incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon. Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia (uma xícara de chá).
TOMATE: Auxilia na prevenção do câncer de próstata. Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia. Outros alimentos fontes de licopeno: melancia, goiaba, mamão e caqui.
UVA VERMELHA: Substância: RESVERATROL - presente no vinho tinto seco ou no suco de uva vermelha. Ajuda a aumentar o colesterol bom. Evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração. Quantidade recomendada : dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto SECO por dia.
Fonte: Esalq

Nenhum comentário:

Postar um comentário