terça-feira, 17 de maio de 2011

Chocolate sem engordar!

Mas na dose e a hora certas!
Aqui, três táticas para você se deliciar com chocolate sem engordar. Ou até emagrecer, dependendo da quantidade:
1. Acerte na dose
Uma barra pequena (de 25 a 30 gramas) é a quantidade de chocolate liberada por dia se você não tem problema com a balança. Quem quer emagrecer deve se contentar com menos. Você também pode reservar no cardápio semanal 500 calorias para a guloseima (o equivalente a 1 barra de 100 gramas) e distribui-las como preferir. Quanto mais fracionar as calorias, menor o risco de acumular quilinhos extras.
2. Escolha a melhor hora
Se o objetivo é fazer com que o chocolate facilite a perda de peso ou não engorde, deixe para consumi-lo:
• Na sobremesa , um pedaço (pequeno, não esqueça!) também evita que o chocolate engorde.
• No lanche da tarde, o segredo é combiná-lo com um iogurte ou uma taça de salada de frutas. Sozinho, o chocolate não mata a fome e você corre o risco de querer mais. Mais uma dica importante: após as 18 horas esqueça o chocolate. A maioria dos episódios de descontrole alimentar acontece no fim da tarde e, nesse caso, fica difícil você se contentar só com um quadradinho. A exceção é para quem malha nesse horário. E, ainda assim, a recomendação é optar por um achocolatado feito com cacau batido com leite desnatado. De acordo com um estudo da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, essa combinação facilita a recuperação dos músculos se consumida após o treino.
3. Aposte no amargo
De todos os chocolates, o amargo é considerado o melhor. Ele concentra uma quantidade surpreendente de fenólicos – antioxidantes que reforçam a imunidade e protegem o coração, além de levantar o humor. Outro ponto forte é o sabor intenso, que permanece por mais tempo na boca – por isso é mais fácil você ficar satisfeita com a porção recomendada de 30 gramas. Mas, para funcionar, escolha uma barra com mais de 40% de cacau e de boa qualidade.  Também evite as versões com biscoitos ou crispies, que só acrescentam calorias ao doce. Ah, cuidado também com as versões dietéticas. Apesar de não ter açúcar, podem carregar mais gordura e calorias que a tradicional. E isso não é bom para quem deseja transformar o chocolate num aliado da dieta.
Com qual deles eu vou?
Quanto maior a concentração de cacau, mais benefícios o chocolate promove à saúde e à cintura:

AMARGO
Ingredientes: de 56% a 85% de cacau + pouca manteiga de cacau + pouco açúcar

Calorias: 500*

Antioxidantes: de 250 mg a 450 mg

MEIO AMARGO
Ingredientes: de 40% a 55% de cacau + pouca manteiga de cacau + pouco açúcar

Calorias: 500*

Antioxidantes: cerca de 170 mg

AO LEITE
Ingredientes: de 20% a 39% de cacau + manteiga de cacau + açúcar + leite (e/ou leite em pó e condensado)

Calorias: 530*

Antioxidantes: cerca de 70 mg

BRANCO
Ingredientes: nada de cacau + manteiga de cacau + leite + açúcar

Calorias: 546*

Antioxidantes: inexistentes

Fonte: site Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário