domingo, 24 de julho de 2011

Domingo é dia de churrasco!!

Quem quer controlar o peso ou precisa ficar atento a níveis de colesterol não precisa fugir dos churrascos. É possível, sim, preparar uma refeição mais magra e balanceada sobre o carvão em brasa.


- Na escolha do que assar, prefira carnes como o mignon (121 Kcal para 100 gramas), a picanha (156 Kcal), a maminha (158 Kcal) e a alcatra (200 Kcal), retirando a gordura depois de assadas. Fora do prato ficam o cupim (250 Kcal), a costela (Kcal 380) e a linguiça (280 Kcal).

- Substitua coxas e asas de frango (ambas podem ter mais de 150 Kcal) por peito (100 Kcal).

- Experimente assar peixes como salmão e tainha (com cerca de 200 Kcal) na grelha. São ricos em ômega 3 e têm menos gordura do que as carnes vermelhas.

- Cuidado com a combinação de acompanhamentos ricos em carboidratos como arroz (140 Kcal para 100 gramas), maionese (189 Kcal), macarrão (de 150 Kcal para cima) e pães (um pão com alho pode chegar a 180 kcal a unidade).

- Fontes de fibras e vitaminas, as saladas são essenciais para que a refeição se torne mais balanceada, sem falar que têm poucas calorias. Folhas verdes como escarola, agrião ou rúcula são altamente desintoxicantes.

- Também é possível aproveitar a brasa para assar espetinhos, com abobrinha, berinjela, tomate e cebola.

- Abacaxi (50 Kcal por fatia de 80 gramas) assado é ótimo para auxiliar na digestão. Outras opções são manga, maçã e pêra.

Um churrasco saudável sempre pede uma salada de folha verde como escarola, agrião, rúcula ou mesmo brotos todos altamente desintoxicantes.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Receitas para facilitar a utilização das frutas no Inverno!

Receitas para facilitar a utilização das frutas no Inverno!
e ainda substituir as sobremesas mais calóricas!

Salada de frutas ao forno

Ingredientes:
- 1 mamão papaia médio, maduro e firme com casca
- ½ xícara de chá de nozes
- 1 colher de sopa de mel
- 1 pêra madura com casca
- 1 maçã com casca
- 3 ameixas pretas secas
- 3 damascos secos
- ½ xícara de chá de uva passas branca
- ½ litro de suco de laranja lima

Modo de preparo:
Retire as sementes do mamão e corte em pedaços com a casca. Corte a pêra e a maçã em seis partes e retire as sementes. Junte todas as frutas (inclusive as secas) numa assadeira e regue com o mel dissolvido no suco. Leve ao forno médio por 40 minutos, virando as frutas a cada dez minutos. Passe para uma compoteira e polvilhe com as nozes.



Salada de frutas secas
Ingredientes:
- 100g de ameixa seca sem caroço
- 100g de damasco
- 100g de maçã seca
- 100g de pêra seca
- 100g de uva passa sem caroço
- 500ml de suco de maçã feito na hora
- 2 colheres de sopa de vinho tinto seco
- 1 xícara de chá de iogurte natural
- 50g de nozes em metades

Modo de preparo:
Coloque as frutas em uma tigela, regue com o suco de maçã e deixe de um dia para o outro. Coloque-as em uma panela e leve ao fogo médio por 15 minutos. Retire do fogo, espere esfriar e coloque-as em uma saladeira. Regue com o vinho, junte o iogurte e misture. Decore com as nozes e sirva.



Fonte: G1

domingo, 10 de julho de 2011

Fondue de Queijo Light

Ótima opção para as noites frias, experimente!

Ingredientes

• 1 dente de alho
• 150g de requeijão light
• 100g de queijo cottage
• 150g de queijo prato light ralado
• 100ml de leite desnatado
• 1 colher (sobremesa) de  amido de milho
• 1 pitada de noz-moscada

Modo de preparo:

1 - Esfregue um dente de alho na panela de fondue. Numa panela a parte e em fogo baixo, acrescente o requeijão e a metade do leite com a maisena dissolvida.

2 - Bata bem o queijo cottage com o restante do leite e acrescente
aos poucos na panela.

3 - Junte a noz-moscada e o queijo prato, mexendo até incorporar à massa.

4 - Transfira para o réchaud e mantenha em chama baixa.

Servir com:

Brócolis, abobrinha, beterraba, batata e cenoura cozidos no vapor e cortados em formato de batata palito, tomate cereja, fatias de pão integral cortado em 4.

Domingo combina com pizza!!

Só de usar massa fina no lugar da grossa, você economiza 80 calorias. Imagine então trocando o queijo tradicional pelo cream chesse light. A receita ainda apresenta a vantagem de ter fibras e uma boa dose de proteína magra!


Pizza de frigideiraIngredientes
• 1 disco de pizza de frigideira individual (massa integral)
• 5 col. (sopa) de molho de tomate pronto ou caseiro (veja a receita)
• 1/2 tomate em tiras (sem a semente)
• 2 col. (sopa) de cream cheese light (ou creme de ricota light)
• 2 fatias de peito de peru em tiras
• Cebola roxa em rodelas a gosto
• Manjericão fresco (ou orégano) a gosto
• Pimenta-do-reino a gosto
• Óleo para untar

Modo de fazer
Aqueça uma frigideira antiaderente e pincelada levemente com o óleo. Abaixe o fogo e coloque o disco de pizza. Espalhe o molho de tomate e os demais ingredientes. Tampe e deixe no fogo por 3 minutos ou até a massa dourar. Sirva em seguida.

Rende: 1 pizza individual
Calorias: 307

Molho de tomate
Ingredientes
• 1 col. (sopa) de azeite extravirgem
• 1 dente de alho amassado
• 1 cebola pequena picada
• 2 xíc. (chá) de tomate picado ou batido no liquidificador
• 5 col. (sopa) de manjericão fresco

Modo de fazer
Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Adicione o tomate e refogue. Diminua o fogo e junte o manjericão. Misture bem e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo.

Rende: 30 colheres (sopa)
Calorias por colher: 5

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O consumo de oleaginosas e seus benefícios à saúde!

As oleaginosas como amendoim, castanha do brasil, castanha de caju, avelã, amêndoas, nozes e pistache podem exercer diversos benefícios a nossa saúde, principalmente quando integrantes de uma alimentação saudável. Suas propriedades relacionam-se principalmente com a composição nutricional destes produtos, que são ricos em ácidos graxos monoinsaturados que auxiliam o controle dos níveis de triglicerídeos, de colesterol e de LDL, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Além disso, as oleaginosas são ricas em outros nutrientes essenciais para o equilíbrio do nosso organismo, como a vitamina E, selênio e manganês, que exercem funções antioxidantes, removendo os radicais livres produzidos em excesso. São ricas ainda em magnésio, nutriente associado à incorporação de cálcio nos ossos, relaxamento muscular, ação anti-inflamatória e regulação da pressão arterial. A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatadora, contribuindo para a redução do risco de hipertensão.

Mas cuidado!! Elas podem induzir sensibilidade em alguns indivíduos, podendo acarretar no aparecimento de alguns sintomas relacionados à diminuição da imunidade, como acne, herpes e candidíase.

A quantidade consumida dependerá dos outros componentes da alimentação, pois é preciso equilibrar a quantidade de nutrientes presentes na dieta. O ideal é a ingestão de uma variedade entre as oleaginosas e não o consumo de uma fonte única para potencializar seus efeitos terapêuticos.

Portanto, aproveite e delicie as oleaginosas, pois além de saborosas proporcionam saúde, mas muito cuidado com a quantidade pois este alimento tem alto valor calórico!!

Fonte: www.gettyimages.com.br